5 boas razões para adotar boas práticas de gestão nas PME

Montar uma empresa não é tarefa fácil. Grande parte das PMEs começa a partir de um negócio informal, geralmente do trabalho de uma única pessoa. Com o tempo, ele se expande e ganha confiabilidade do público e é nesse momento que surge a necessidade de se formalizar. Conheça as cinco principais razões para adotar boas práticas de gestão na sua empresa.

Unifica a gestão do negócio

No início, cada empreendedor cria a sua maneira de definir e controlar todos os processos e finanças da empresa, com o uso de planilhas eletrônicas ou folhas de papel. No entanto, conforme o negócio cresce, o volume de trabalho aumenta e há a necessidade de contratação de mais funcionários. É nesse momento que começam a surgir divergências entre números de produção, estoque e finanças. A falta de visão consolidada dos processos da empresa, a perda de estoque por falta de organização e o descontrole das finanças são fatores que limitam o crescimento da pequena ou média empresa.

Uma boa prática de gestão estruturará a empresa por setores, unificando-a em seus objetivos. Isso permite que o gestor visualize facilmente os resultados individuais e consolidados gerados em cada unidade de negócio.

Integra as finanças

Além de realizar atividades lucrativas o Gestor deve estar atento sobre as questões financeiras de sua empresa. A adoção de um Fluxo de Caixa que informe, além dos compromissos futuros e ingressos esperados, as inversões de recursos financeiros e o montante consumido nos segmentos: operacionais, de investimento e de financiamento. Com base nessas informações, acrescida das análises dos demais componentes das demonstrações contábeis, será possível avaliar os níveis de risco aos quais a empresa está exposta e melhores formas para adequar (e reduzir) seus custos.

Por isso insistimos na adoção de sistemas apropriados para controle financeiro e elaboração e apresentação de informes contábeis, que devem permitir uma análise das operações realizadas e seus impactos futuros.

Controla as vendas

Um processo de venda adequado deve avaliar os controles existentes sobre os estoques de mercadorias que estão sendo oferecidas aos seus clientes. Um bom controle de pedidos, com a baixa prévia das quantidades existentes permite que haja um fluxo contínuo e natural da produção e qualidade das mesmas. Essencial o conhecimento integral do cliente a quem estamos vendendo. Isso pode evitar significativas perdas, que podem restringir sua lucratividade e, até mesmo, sua continuidade operacional.

Auxilia na redução de erros

As boas práticas de gestão também facilitam a visibilidade do fluxo de processos envolvidos nas operações da empresa, mantendo um histórico de suas ocorrências. Dessa forma, os empreendedores podem identificar as ações a serem tomadas e planejar com base nos recursos necessários qual a melhor estratégia a ser adotada.

Um exemplo é o planejamento das compras para o atendimento da quantidade mínima de estoque, tendo como base o histórico das demandas e previsões sazonais para os próximos períodos.

Padroniza e acelera processos

Ao utilizar um único sistema integrado os processos da empresa serão mais facilmente gerenciados, com sensível economia no tempo, aumento da produtividade e eliminação de controles manuais.

Você tem uma PME em crescimento? Está buscando auxílio para a gestão da sua empresa? Visite o nosso site e confira mais informações!

Esta entrada foi publicada em Boas práticas, Contabilidade, Finanças, Gestão, Transparência e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.