Sem joint ventures, balanços encolhem

http://siqueiraeassociados.net.br/blog/?p=62

Faz algum tempo que vem sendo debatida a questão da melhor forma de consolidação das empresas que representam uma extensão da Companhia ou que, em conjunto com outras empresas, detém o controle.

Essas informações consolidadas representam mais apropriadamente as implicações que os negócios desenvolvidos em outras sociedades impactam naquela que detém o controle societário majoritariamente ou em conjunto com outras sociedades.

Essa condição está para ser modificada.

A partir de 2013 essas demonstrações financeiras deixarão de apresentar os dados da controladora com suas controladas em conjunto.

Ainda que não haja nenhuma modificação no lucro líquido e no patrimônio líquido da Controladora, essa decisão causa uma distorção relevante na formação das demais contas patrimoniais e do resultado.

É esperado que essas informações passem a ser detalhadas em notas explicativas, revelando dados da situação financeira e econômica da joint-venture.

Trata-se de uma questão que deverá receber maior atenção, visto que poderá passar despercebido eventual endividamento dessas sociedades que passam a ser reconhecidas apenas pelo método de equivalência patrimonial.

A notícia com maiores detalhes poderá ser conhecida no Blog do Professor MSc Marcos Assi, que traz a íntegra da notícia divulgada pelos jornais.

Espera-se que haja boas justificativas para a decisão que, conforme entendimentos de outros especialistas “não têm efeito caixa”, mas cuja capacidade de estrago nas contas pode muito bem ter efeitos imediatos sobre as ações das empresas.

Sobre Siqueira

• Auditor Independente e Consultor Empresarial, tendo iniciado a carreira em São Paulo, há mais de 35 anos • Sócio da Siqueira & Associados – Auditores e Consultores • Delegado do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, para o Paraná • Acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná • Membro do Conselho Fiscal de Entidades • “Advisor” para Membros do Conselho Fiscal • Certificação internacional para IFRS, pela IACAFM • Professor de Auditoria e Controladoria
Esta entrada foi publicada em Boas práticas, Contabilidade, Economia, Finanças, Gestão e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.