Seu contador e o sucesso da sua empresa

Todo mercado tem ótimos e péssimos profissionais. Cirurgiões, engenheiros, cozinheiros, estilistas, todos temos histórias para contar sobre nossas experiências, algumas boas e outras nem tanto.

Com os contadores também é assim. Há organizações contábeis que apenas se limitam a calcular os tributos e emitirem guias para recolhimento dos mesmos nas datas corretas, evitando o pagamento com multa. Esses cumprem a legislação fiscal à risca.

Mas é só isso que sua empresa precisa?

Cuidado! Se o escritório de contabilidade de sua empresa age assim, você pode estar perdendo dinheiro!

Um bom contador vai muito além de atender essas obrigações; ele busca integrar as diversas informações financeiras do seu negócio, criando relatórios que vão auxiliar os gestores a tomar decisões sobre investimentos na hora certa. Ajudando a modelar cenários possíveis para a evolução da competitividade da empresa no seu segmento e sobre seus competidores.

Atualmente, dois fatores estão impactando o ambiente de negócios no Brasil. Um deles é o alinhamento do país aos padrões internacionais de contabilidade – IFRS International Financial Reporting Standards -, ou Padrão de Relatórios Financeiros Internacionais. O IFRS padronizou as normas contábeis dos mercados globais facilitando a análise dos Balanços das empresas por parte de investidores nacionais e estrangeiros.

Outro fator é a implantação dos sistemas eletrônicos de fiscalização, ou e-Social SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, que facilita a vida dos empresários das PME’s (ou traz enormes problemas se não houver um bom sistema e uma boa área de contabilidade).

Por essas novas práticas, o contador deixa de simplesmente debitar, creditar e emitir guias. Ele agora tem a responsabilidade de reconhecer e emitir seu parecer sobre: ativos; passivos; despesas e receitas; bem como sobre a forma de estabelecer critérios de depreciações, amortizações ou exaustão, com base na capacidade de geração do fluxo de caixa futuro ou recuperabilidade.

Portanto, hoje, nas empresas de sucesso e que se destacam no mercado, o Contador é a figura estratégica, que antevê com segurança os efeitos patrimoniais, financeiros e econômicos futuros das operações que devem ser realizadas, ou evitadas. É o Contador que detém o conhecimento das normas e dos caminhos legais, nos quais as empresas podem seguir expandindo mercados, criando oportunidades de trabalho, renda e ampliando sua capacidade de expandir riquezas.

Sua empresa quer implantar o IFRS e não sabe por onde começar?

Fale conosco! Nossa equipe tem certificação internacional para a implantação das novas normas contábeis no seu negócio. Receba outros conteúdos importantes clicando AQUI.
Teremos muito prazer em receber seu contato! Seja muito bem vindo!

Esta entrada foi publicada em Auditoria, Boas práticas, Contabilidade, Economia, Finanças, Gestão, IFRS e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.