Falta pouco para termos energia eólica

Energia eolica

Ainda pode parecer lento, e cheio de muitas burocracias que emperram e inibem o setor privado, o seguimento natural da exploração dos recursos naturais para a produção de energia limpa, abundante e, de certa forma, inesgotável…

A matéria divulgada pelo Blog da AMBIENTE BRASIL mostra as razões para esse entusiasmo.

De qualquer lado que se olhe, o setor eólico no Brasil é um dos mais promissores na área energética, segundo analistas e levantamentos recentes.

Este o primeiro parágrafo que ainda chama a atenção para as razões desse entusiasmo, bem como quanto ao alerta para que haja um planejamento bem como a falta de investimento na área de transmissão e distribuição.

‘Um mapeamento eólico detalhado, por exemplo, organizaria melhor os investimentos e se criaria escala’, afirma o engenheiro, que foi diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 2003 e 2007. ‘Mas o planejamento hoje é volátil e volúvel, além de termos uma estrutura pouco funcional, como órgãos demais atuando sobre o mesmo setor.’ Conforme declara Elbia Melo, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) à BBC Brasil.

É notado, também, a falta de pesquisa na área tecnológica. Aparentemente falta, além de recursos, uma disposição do empresariado nessa empreitada.Infelizmente um dos maiores entraves são os interesses totalmente difusos do Governo Brasileiro.

Enquanto isso observamos que a China vem fazendo fantásticos progressos na área de geração de energia renovável, especialmente com base em sua tecnologia.

A matéria completa está disponível em: AMBIENTE BRASIL

Esta entrada foi publicada em Boas práticas, Economia sustentável, Gestão energética, Inovação e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.