O Brasil precisa de mais Contadores e de mais Auditores

Há alguns anos já havia sido dado esse alerta por Stephen Kanitz, ainda quando escrevia na Revista Veja, no artigo: “A Origem da Corrupção“, em 1999. Ele comparava o Brasil a outros países, demonstrando a vergonhosa ‘rabeira’ na qual nos encontrávamos… E ainda nos encontramos, infelizmente!

O Estadão de hoje nos apresenta a gravíssima manipulação feita, ao apagar das luzes de 2012, na contabilização de “ilícitos (i)legais” para modificar o montante das receitas e, assim, “cumprir” com as metas fiscais estabelecidas.

Será que o Governo Brasileiro, assim como já revelaram seus líderes na conduta do partido, não tem nenhum respeito às normas e à ética?

Os detalhes dessa manobra, que deveria ser rebatida à altura pelos organismos que devem zelar pelas contas públicas e normas contábeis brasileiras, estão detalhadas no artigo de Adriana Fernandes, de O Estado de S. Paulo, Governo faz manobra para levantar R$ 16 bi e cumprir meta fiscal de 2012.

O mais interessante é que esse fato – que mina definitivamente qualquer credibilidade ainda existente no Governo – ocorre num momento em que os profissionais da área contábil vêm buscando reforçar a necessidade da implantação das chamadas “Boas Práticas” para fortalecer as empresas e o próprio país.

Sob o título de “Tripé: contabilidade, auditoria e transparência”, são reveladas as fraquezas que temos na prestação de contas anuais, a maioria sem contar com auditoria, ou com distorção dos tributos por decorrência das formas distintas que o Brasil proporciona (cobra-se Imposto de renda sobre receitas, por exemplo). Essa aparente “facilidade” tributária vem causando um grave dano à gestão das empresas, que deixaram de adotar a contabilidade como instrumento essencial para isso.

Ficamos em dúvida em continuarmos a recomendar o uso das ‘boas práticas’, quando vemos que a contabilidade do País vem sendo apresentada com manipulação de dados e situações. Em vez de “Contabilidade Criativa” o Governo passou a adotar a “Contabilidade Manipulativa”, levando todos ao descrédito dos dados apresentados e, principalmente, das informações governamentais sobre (por exemplo):

• Investimentos realizados
  • Montante dos serviços de dívida
  • Valores transferidos para a área social, ou para a educação, ou para a saúde…
  • Montante da arrecadação dos tributos, continuamente crescente, e sem qualquer retorno à sociedade condizente com o efetivamente retirado da economia (não tem sido levado em consideração o custo administrativo dos tributos, ao qual qualquer empresa – independentemente ao seu tamanho – incorre)

Como manter o otimismo, indicando a Contabilidade como “Uma profissão com futuro promissor”, se não identificarmos que há punibilidade aos maus profissionais e aos maus gestores, independente de seu nível ou cargo que exerça?

Com a palavra, além das autoridades da área Econômica do Governo Federal, os organismos de controle da sociedade civil, especialmente formado pelos Conselhos dos Contadores (CFC), dos Advogados (OAB), dos Economistas (COFECON), dos Administradores (CFA), por exemplo.

Gostaria de contar, também, com a manifestação de todos os demais cidadãos que entenderem ser importante mantermos uma ação forte contra esse tipo de ato que nos enfraquece e debilita nossas instituições. Participe!

Esta entrada foi publicada em Auditoria, Boas práticas, Contabilidade e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.